Federação do Estado do Paraná de Cheerleading e Dança se apresenta oficialmente

A entidade promoveu uma live na noite de segunda-feira (19/10) em seu perfil no Instagram. O objetivo era apresentar seus membros, falar um pouco sobre a entidade e responder dúvidas enviadas via caixa de perguntas no dia anterior.

Em um movimento de transparência e aproximação com os atletas, a Federação do Estado do Paraná de Cheerleading e Dança apresentou na última segunda-feira seus membros e planos a todos que a entidade pretende representar no estado. Embora as primeiras reuniões para a criação da Federação tenham acontecido em julho de 2019, o trabalho de divulgação começou agora, após o término dos trâmites legais em cartório.

A live foi apresentada por Fernando Calegari, vice-presidente da FEPRCD. Fernando, que também é criador do perfil @cheerpostbrasil, falou um pouco sobre o que moveu os membros da federação a fundá-la e descartou mais de uma vez qualquer espécie de rivalidade. “A federação nasceu com o mesmo propósito de todas as instituições voltadas ao Cheerleading no Brasil: o desenvolvimento do esporte no nosso país. Como federação estadual, vamos focar no estado do Paraná, e estamos aqui para agregar, para somar com o que se tem hoje. Vamos sempre valorizar o que já foi feito pelas outras instituições. Independente de interesses, cada um no seu espaço, e se a gente puder trabalhar no mesmo espaço, nós vamos. Lugar de competição no cheer é só no tatame”, destacou.

O vice-presidente da federação recebeu e apresentou Mylena da Silva Alves e Denize Martins, que formam o Conselho Fiscal da FEPRCD junto com Rosangela Pereira da Silva, que não pôde participar da live. Também participaram Carolline Marinho, responsável pelo marketing, e o presidente da entidade, Eric Barros Arco-Verde, que ajudou a responder às perguntas enviadas.

Planos e objetivos

Sobre os rumos que a Federação deve tomar nos próximos meses, Eric e Fernando destacaram a importância de oferecer apoio, buscar alternativas, mecanismos e ferramentas para que o Cheerleading Universitário, tão forte no estado, seja mais igualitário. “Temos campeonatos muito bem estruturados no estado, com uma estrutura fantástica, como o Joia Ponta Grossa. É essa estrutura que queremos levar para outras regiões do estado, trabalhando com empresas e atléticas”, defendeu Fernando.

Os cursos de capacitação e camps também estão nos planos da federação, sempre buscando descentralizar a oferta dentro do estado. O presidente da entidade também defendeu a necessidade de buscar apoio junto ao Poder Público. “Vamos trabalhar com a Secretaria de Esporte do Estado do Paraná na busca de mecanismos que garantam reconhecimento e estrutura ao Cheerleading por parte dos municípios. Alguns oferecem Bolsa Atleta, mas exigem requisitos que o cheer não consegue cumprir e ficamos fora de alguns editais. Isso afeta principalmente as equipes All Star”, conta.

A FEPRCD é uma das três federações fundadas com o objetivo de, juntas, oficializar a Confederação Brasileira de Cheerleading & Dança, presidida por Lara Magalhães. As federações do estado de Minas Gerais e São Paulo também devem promover lives nos próximos dias.  

 

Texto: Rodrigo Mariano

Revisão: Beatriz Melo (C1C RJ) e Isabella Boddy (C1C PR)

 

Instagram did not return a 200.