Vida Cheer – Uma Série sobre o Cheerleading Brasileiro

Depois de muito trabalho de produção, o Cheer One Channel lançará nos próximos dias uma websérie que mostrará o Cheerleading brasileiro como muita gente nunca viu.

Louise Aguiar – Diretora de Dados C1C

Desde o início de 2019, uma ideia ousada vinha sendo trabalhada: montar uma coletânea de vídeos sobre o Cheerleading brasileiro. A ideia surgiu após alguns campeonatos e conversas com times por todo o país. Havia muitas dúvidas sobre diversos aspectos dentro do esporte e nenhum material didático disponível em português.

Foi então que eu montei um roteiro básico e comecei a convidar outras pessoas para participar. O plano era muito simples: buscar pessoas que falassem de assuntos pertinentes dentro do esporte aliando isso ao conhecimento técnico e científico obtido pela Equipe Técnica e Equipe de Dados do Cheer One Channel. No entanto, na etapa final do projeto, o Coronavírus chegou e colocou um grande impasse no caminho: esperar a pandemia acabar ou dar um jeito para que o projeto se realizasse?

O maior desafio da época era conseguir os depoimentos das pessoas que faltavam. Não era pouca gente. Além disso, uma grande parte do conteúdo gravado era do final de 2019, que com o tempo poderia ficar obsoleto, principalmente no que se refere a regulamentos e realidade atual do cheerleading brasileiro. Foi então que, após uma reunião sobre os rumos do canal, ficou decidido que a série não esperaria mais para ser lançada. Vídeos realizados pelos próprios convidados e pelos apresentadores da série foram feitos, cada um em sua casa, devido à quarentena.

Erik Reis, diretor Técnico do C1C

O nome “Vida Cheer” surgiu depois de muitos debates e reflexões. O primeiro nome, na verdade, era somente “Cheer”, mas faltava algo brasileiro para marcar presença. Meses depois, a Netflix o usou o nome para nomear a série que acompanhou a temporada da Navarro Cheer. Voltamos ao brainstorm e decidimos. 

A produção foi realizada de forma bem amadora, esbarrando em desafios, principalmente em relação à infraestrutura. No entanto, o conteúdo é extremamente genuíno e esclarecedor. Temos técnica, história do esporte, desafios enfrentados e a forma com que os atletas treinam e se desenvolvem. São temas tratados durante toda a série, acrescentando as fontes das informações e das matérias base para pesquisa na descrição do vídeo (para ajudar principalmente os desesperados com TCC). 

Além disso, diversas histórias (inclusive a minha) são contadas. Discussões sobre dilemas dentro do esporte estão presentes com o objetivo de mostrar de forma ampla as possíveis soluções. Sinceramente, essa série tem de tudo. E era para ser assim mesmo.

Pyter Arêas, membro da equipe técnica do C1C


Os 16 episódios estão divididos nos seguintes temas:

Episódio 1 – O que é o Cheerleading?

Episódio 2 – Regulamentos

Episódio 3 – Tryouts e outras formas de ingressar no Cheerleading

Episódio 4 – Equipamentos e Acessórios

Episódio 5 – Stunts

Episódio 6 – Basket, Pirâmides e Partner

Episódio 7 – Jumps, Dança e Cheer Section

Episódio 8 – Tumbling

Episódio 9 – Lesões

Episódio 10 – Preparo para ser Atleta

Episódio 11 – Vida dos Atletas Brasileiros

Episódio 12 – Camps

Episódio 13 – Quanto Custa ser um Cheerleader?

Episódio 14 – Rotinas – Team Cheer em Ação

Episódio 15 – Campeonatos

Episódio 16 – Balanço Final da Série

 

Os episódios serão lançados a cada 15 dias, aos domingos, com a estreia marcada para o dia 12 de julho. A série foi pensada para todos os públicos, principalmente para difundir ainda mais o esporte no Brasil. A ideia é que todos aprendam algo, se emocionem e se divirtam. 

Foi extremamente prazeroso descobrir mais sobre o esporte e mergulhar nele para contar essa história para vocês. No próximo domingo nos encontramos, então, para o primeiro episódio. Vem com a gente!

 

Texto: Louise Aguiar (C1C RJ)
Revisão: Isabella Boddy (C1C PR)
Arte da capa: Ana Soares (C1C RJ)

 

Instagram did not return a 200.