Uniforme inspirado no da seleção em apresentação em festa clandestina no Rio causa polêmica

Depois do feriado de Independência do Brasil, um vídeo causou polêmica entre atletas nacionais. Nele, um grupo performava um basket em um festival utilizando um uniforme que, à primeira vista, parecia ser o uniforme que foi usado pelo Team Brasil no Mundial de 2019 em Orlando, Flórida. A confusão foi tanta que a Confederação Brasileira de Cheerleading e Dança emitiu um comunicado, postado em seus stories, onde diz ter recebido reclamação de outros atletas e esclarece não ter ligação com a apresentação. 

A festa em questão foi o Independence Brasil, um festival de música eletrônica que aconteceu em Duque de Caxias (RJ), na noite do dia 06/09. Segundo o coach Felipe Leal, presidente de uma das diretorias da União Brasileira de Cheerleading, ele foi contatado pela produção do evento para montar um grupo de cheerleaders para se apresentar durante a abertura da festa. A produção chegou a pedir que ele levasse o uniforme de competição do Team Brasil, uma vez que se encaixava com o tema do evento, mas Felipe negou o pedido. “Respondi para a produção que não poderíamos levar uniforme de time nenhum, pois era vinculado à confederação esportiva”.

Diante a negativa de Leal, a organização o disse apenas que os meninos usariam uma calça e as meninas um body e uma saia. O grupo só teve acesso ao figurino ao chegar ao evento, onde notaram que as roupas eram claramente “inspiradas” no uniforme usado pelo Team Brasil no último Mundial.

Segundo a CBCD, o caso será levado para a comissão de ética da entidade, formada em caráter de urgência especialmente para esse caso.